terça-feira, 5 de agosto de 2014

Mais amor, por favor! Por um mundo melhor...


Depois de alguns bons dias de ausência, finalmente retornando às postagens do blog!
E esse post é pra dizer o quanto estou preocupada com a situação atual do mundo, e você também deveria estar.
Se você parar pra olhar, nesse momento, temos guerras acontecendo pra todos os gostos e estilos! Disputas religiosas, disputas por territórios, guerras civis, o que está acontecendo com o mundo?
Cada vez mais me convenço que estamos caminhando para a terceira e última guerra mundial, minha gente.
O conflito Israel e Palestina ficando cada vez mais tenso e governos da região, que têm armas nucleares, intervindo. A questão da Rússia e da Ucrânia também é complexa e ainda vai dar muito pano pra manga. Isso sem contar o caso da Síria e Iraque, onde estão acontecendo inúmeras violações aos direitos humanos, com determinação de mutilação de mulheres e assassinato de cristãos pelo governo criado. E nem vou nomear os históricos conflitos africanos, porque o mundo ignora tudo que acontece nesse continente esquecido.
Além da fome, das doenças, especialmente esse surto de ebola que está ultrapassando as fronteiras e deixando todo mundo assustado, da miséria.
Aqui em Sampa temos o caso sério da água, que está acabando (temos reservar apenas até fevereiro de 2015, ao que parece). Eu ouvi uma pesquisa no rádio de que em 20 anos não teremos água no mundo, se continuarmos a consumir dessa forma.
Mas o que fazer por um mundo em caos? O que eu e você podemos fazer, afinal uma pessoa não pode interferir no destino da humanidade. Não, não podemos mudar o mundo sozinhos, mas podemos fazer a nossa parte! 
Como?

1. Mais amor, por favor: 
Dissemine amor e não ódio. Mesmo quando não concordamos com alguém ou com suas ideias, não temos o direito de odiar, de agredir. Entenda, ouça, coloque-se no lugar das outras pessoas. Um bom dia e um sorriso para seu vizinho, para o porteiro, para o mendigo na rua pode fazer toda a diferença na sua vida e na vida da outra pessoa. Aquele pedaço de pão com presunto, que não vai pesar nem um pouco no seu bolso, pode fazer toda a diferença no dia de uma criança de rua que não comeu nada o dia inteiro. O casaco velho encostado no armário pode evitar que alguém morra de frio na rua (aô Rio Grande do Sul com previsão de frente fria chegando hoje). Doe sangue, plaquetas, cadastre-se como doador de medula, você pode salvar várias vidas. Não se omita, você faz parte do mundo!

Exército da salvação retira doações em casa, informe-se aqui.
Cadastro nacional de doadores de medula óssea, como fazer parte nesse link.

2. Use com responsabilidade os recursos naturais à sua disposição:
A água está acabando e muita gente ainda lava calçadas. Por quê? Se você lava calçada, demora 40 minutos no banho, lava o carro com mangueira, repense seus atos. Deixe o egoísmo de lado e pense que pode não ter água para seus filhos, netos e gerações futuras. Consuma água e energia elétrica de forma consciente. Arrume aquela torneira pingando, aquele vazamento de água, diminua o tempo de banho, escove os dentes com a torneira fechada, lave louça reaproveitando a água, utilize o modo de reaproveitamento da lavadora de roupa, desligue luzes e equipamentos eletrônicos que não está usando, use lâmpadas e eletrodomésticos econômicos. Você pode fazer mais pelo planeta! Recicle o lixo, faça uma horta caseira para aproveitar seus orgânicos, consuma mais produtos orgânicos. Reduza o consumo de carne pelo bem do mundo, adotando, por exemplo, o segunda sem carne (se você é como eu e não consegue tirar totalmente a carne do cardápio). Evite o desperdício de alimentos.

Dica de horta e jardim vertical, para quem mora em apartamento aqui
Entenda o segunda sem carne nesse link!

3. Lute pelos seus direitos e de seus semelhantes:
Existem diversas forma de lutar por direitos e não é apenas em manifestações contra aumento de taxas no transporte público. Não deixe de votar, pesquise sobre os candidatos, seu passado, suas plataformas de governo, ideias para o desenvolvimento da região que você mora e do país. Não vote em branco, não se omita e não venda seu voto. Existem, também, petições públicas em prol de diversos ideais, certamente você vai achar uma luta para travar (causas feministas, melhorias de infraestrutura, luta pelos direitos dos animais) e fazer pressão aos órgãos públicos correspondentes. Você também pode enviar emails e cartas para congressistas, nos sites da Câmara dos Deputados e do Senado é possível encontrar os dados para contato. Além disso, organismos internacionais como a Anistia Internacional enviam cartas para governos e órgãos questionando violações de direitos humanos, pedindo libertação de pessoas presas injustamente, entre outras coisas. Você pode participar enviando cartas, é só se inscrever no site da Anistia. Use o meio que estiver ao seu alcance, eu estou usando o blog, por exemplo!

Conheça o site da anistia internacional.

4. Informe-se!
Não acredite em tudo que ouve, especialmente na televisão e em jornais e portais de notícias mundo afora. Tenha senso crítico, questione, informe-se. Não dissemine informações nas redes sociais ou para seu círculo de amigos sem antes pesquisar. O google está aí e é uma ferramenta de pesquisa genial. Um simples google em algo pode esclarecer que uma informação é mentirosa. Antes de opinar sobre o conflito Israel e Palestina conheça a história, o que está por trás do conflito, não seja um papagaio repetindo o senso comum, tenha opinião própria. Diga não à alienação, não seja só mais um rostinho bonitinho sem conteúdo!

O que você tem feito pelo mundo? Começa agora a fazer a sua parte por um mundo melhor :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário