quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dicas de decoração Vintage

O vintage se tornou um estilo de decoração bastante utilizado atualmente, seja pela facilidade de encontrar elementos do estilo ou pela maior possibilidade de encontrar itens que caibam no orçamento.
A ideia do estilo vintage é resgatar elementos das décadas de 1920 a 1960, por isso é bastante comum você encontrar itens de decoração nas relíquias da sua família, por exemplo, ou em brechós e antiquários.
Hoje eu quero passar algumas dicas pra quem pretende fazer uma decor vintage na sua casa gastando pouco e com muito charme (depois pretendo fazer um post sobre vintage em eventos como aniversários, casamentos).
PS. Não vou esboçar diferenças de vintage, antiguidade e estilo retrô aqui no blog, a ideia é apenas dar dicas pra fazer uma decoração inspirada nas décadas passadas. Quem tiver interesse em saber mais sobre os estilos, inclusive na moda, existem diversos sites recheados de conteúdo para pesquisa que aconselho procurar :D

1. Abuse de estampas e texturas florais.
Claro que não é qualquer floral e você vai ter que se concentrar em buscar estampas vintage, que usam flores mais delicadas, normalmente com tons de rosa, azul bebê, vermelho, verde claro, e não usar nada muito havaiano. Você pode utilizar essas estampas, por exemplo, em cortinas, colchas, edredons e lençóis, papel de parede, revestimento de sofá e móveis. Não tenha medo de misturar estampas.



Uma dica BBB pra transformar um móvel sem graça em um móvel com influência vintage é utilizar papel contact ou adesivo vinílico (esse fica mais caro) no móvel inteiro ou apenas em alguns lugares como as prateleiras ou as portas em armários. A dica esperta é trocar os puxadores dos móveis, se houver, por puxadores com estilo antigo, facilmente encontrados em lojas especializadas. Você também pode usar outras estampas, que não sejam floridas.



Outra dica é utilizar papel de parede em uma das paredes do cômodo ou até mesmo tecido, você pode comprar um tecido de algodão, tipo chita mesmo, e colar na parede com cola branca escolar. Existem vááários sites e vídeos no youtube com esse tutorial e fica igualzinho a um papel de parede. Tipo esse blog aqui.


Também dá pra usar o tecido floral em estofados, fazendo aquela reforma no sofá, que também não é difícil fazer em casa dependendo do seu estofado. Se não quiser mudar o sofá inteiro, um belo conjunto de almofadas florais já dá um tom vintage. Mas tente comprar almofadas com estampas florais diferentes, com tons parecidos, que fica muito bonitinho.


2. Use a criatividade e faça reaproveitamento de móveis.
Sabe aquela cômoda velha da sua avô? Pois ela pode se transformar em um lindo objeto de decoração vintage. Basta você usar sua criatividade. A dica mais comum é lixar, pintar com tinta para madeira em uma cor colorida e envernizar. 


Se você domina a arte da pintura, pode fazer desenhos nos móveis, tanto dos florais que já citei, como de qualquer estampa que remeta às décadas passadas. As listras e os poás também são uma boa pedida para dar um ar de antigo.


Outra técnica interessante e cheia de possibilidades é a decoupagem nos móveis. A técnica artesanal utiliza guardanapos e papéis para fazer estampas em objetos de madeira, vidro e fica muito legal. Há vários tutoriais na internet sobre como fazer decoupagem. Utilize motivos vintage e fica uma gracinha.


3. Escolha móveis e objetos de decoração no estilo vintage.
Os móveis arredondados, com detalhes esculpidos ou quadradões também ajudam a dar um ar de antigo no ambiente. Se você conseguir reaproveitar itens que já possui, melhor para o seu bolso! Se não tiver nada na mão, pode recorrer a lojas de móveis usados, ao depósito familiar ou a lojas na internet. O Mercado Livre tem muitaaaas coisas interessantes por preços amigos, vale olhar.



Criar móveis com desenhos, como esse aparador criado com tinta e prateleira é barato e relativamente fácil. Achei um passo a passo aqui.


Ou utilize caixotes de feira para fazer lindas combinações como, por exemplo, prateleiras e estantes. Pode usar também pallets velhos para fazer muitos móveis. Só cuide para utilizar as cores que remetem ao estilo vintage.



Escolha ou faça objetos de decoração antigos. Vasos coloridos com flores de verdade são ótimos amigos nessa hora. Você pode fazer vasinhos utilizando garrafas velhas e tintas ou esmalte de unhas. Tem tutorial legal no youtube aqui. Ou pode usar potes de vidro customizados como organizadores. Dá pra inventar muita coisa e ainda fazer uma decoração sustentável.


Porta retratos, porta jóias, máquinas fotográficas, máquinas de escrever, vitrola, malas antigas, quadros com anúncios ou fotos antigas, pôsters, abajours, livros antigos, castiçais são belas opções de decoração vintage. Você pode (e deve) procurar tutoriais no google de objetos vintage, vale a pena!







Vou parar por aqui, que o post já ficou enorme... Mas a dica principal é: abuse da criatividade!




OBS. As fotos foram tiradas do google imagens e não são de minha autoria. Como são muitas, não vou postar todas as fontes, mas se alguém se interessar pela fonte de alguma imagem, pode perguntar.

Um comentário: