sexta-feira, 20 de junho de 2014

Resenha do livro "O lado bom da vida"

Olá, galera!
Todo mundo sobreviveu ao feriado?
O primeiro post de hoje é a resenha de um livro que eu adorei ler, que é "O lado bom da vida".

O livro, do Matthew Quick, conta a história de Pat Peoples. Aliás, o livro é narrado em primeira pessoa, então é o próprio Pat contando a sua história. Bem, o Pat era professor de história, mas pirou na batatinha e foi parar em uma instituição psiquiátrica. A história meio que começa quando a mãe de Pat, Jeannie, tira ele da clínica. Como Pat não lembra de quanto tempo ficou na clínica ou do que o levou a ser internado, ele começa a tentar reconstruir essas lembranças, bem como se adaptar às mudanças que ocorreram na sua casa e na vida de amigos e familiares durante esse tempo. O que Pat sabe é que ficou algum tempo no que ele chama de "lugar ruim" e por isso está em "um tempo separado" de sua ex-esposa, a Nikki. 
Saindo da clínica, tudo que Pat quer é se reconciliar com a esposa. Para isso, ele fica fanático por exercícios físicos, achando que assim vai ter de volta o amor da sua vida. Pat também passa a ler todos os livros preferidos de sua ex-esposa. Só que Pat detesta finais infelizes e fica muito chateado quando os livros não acabam bem. Ele faz umas resenhas super engraçadas e anormais dos livros que está lendo. 
Pat vive em uma espécie de mundo paralelo, lutando pra que o "tempo separados" termine e procurando sempre ver o lado bom das coisas. Enquanto isso, ele faz tratamento com um psiquiatra indiano nada ortodoxo chamado Dr. Patel, que tenta mostrar para Pat, de uma forma suave, que a realidade não é bem como ele se lembra. Os relatos das consultas são bem engraçados. 
O relacionamento de Pat com seu pai é bem distante. Os dois só se aproximam em função de jogos do Eagles, time pelo qual o pai de Pat é fanático. O livro mostra bastante do relacionamento e problemas deles.
No meio de tudo isso, Pat conhece Tiffany, cunhada do seu melhor amigo, que ficou viúva e também não é muito normal. Os dois estabelecem uma relação de amizade, que se torna uma espécie de romance maluco e migra de emoções durante todo o livro.
O livro, no geral, é bem divertido, tem uma narrativa leve, que flui com facilidade. Eu gostei bastante, ri, chorei, refleti. Algumas vezes fiquei com um misto de pena e vergonha alheia de Pat, porque ele é bastante ingênuo no livro, meio bobão às vezes. A Tiff não, ela é durona, sabe o que quer, é bem consciente da própria maluquice, achei ela ótima. Acho que super vale a pena a leitura!
Algumas frases do livro que eu adorei: 
"Você pode fazer tudo que quiser, se você for otimista." 
"Você precisa saber que são suas ações que fazem de você uma boa pessoa, não sua vontade." 
"Estou praticando ser gentil em vez de ter razão!" 
"Olho para o céu. Vejo uma nuvem passar logo abaixo do sol. A parte superior é toda de um branco elétrico. Eu me recomponho. Não desista ainda, penso. Ainda não." 
"A vida não é um filme de censura livre para fazer com que a pessoa se sinta bem. Muitas vezes a vida real acaba mal. E a literatura tenta documentar essa realidade, mostrando-nos que ainda é possível suportá-la com nobreza."

O livro virou filme e foi um sucesso. O Pat é interpretado pelo Bradley Cooper e a Tiff pela Jennifer Lawrence, que, inclusive, ganhou seu primeiro Oscar como Melhor Atriz pela interpretação no filme. O filme é ótimo também, não perde em nada para o livro, apesar de ter algumas diferenças básicas, o que é super normal em adaptações literárias. Vale ler e assistir ou assistir e ler. Fica também como dica de filme para assistir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário